sábado, 8 de outubro de 2011

DICA: Lixo Extraordinário

FILME: Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. 2010
GÊNERO: Documentário



A HISTÓRIA: Entre os anos de 2007 e 2009, o artista plástico Vik Muniz, brasileiro radicado em Nova York, montou quadros gigantescos com a sucata do Aterro Sanitário do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), considerado o maior depósito de lixo do mundo. Os personagens dessas obras foram os próprios catadores de material reciclável que viviam na região. Vik fotografou famílias e histórias e de um modo simples e profundo as transformou em arte sustentável.

POR QUE ASSISTIR: Além do aspecto social, o filme, que foi indicado ao Oscar 2011, mostra a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente de um modo contundente, revelando a criatividade e os dramas humanos entrelaçados à necessidade de mudanças. E assim Lixo Extraordinário dá voz aos "brasileiros invisíveis."

FRASE: "Vi aquele livro grosso, todo 'enxorumado' e estava escrito: O Príncipe, de Maquiavel.. aí me deu uma neurose de ler.", fala de Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, e que foi retratado como o Marat Assassinado, do pintor francês Jacques-Louis David.


 Você encontra mais informações sobre Lixo Extraordinário no site: http://www.lixoextraordinario.net/, uma das exibições, consultas e estímulo do projeto que realizamos na sala de informática, o Reciclando Vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário