segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Banco de Questões - Livros Fuvest e Unicamp


Objetivo
No início do ano letivo de 2012, o levantamento feito pelo professor de língua portuguesa revelou que 19 alunos da terceira série A do Ensino Médio pretendiam prestar vestibulares da FUVEST, UNICAMP e UNESP (um ou mais de um deles). Com o objetivo (conferir postagem de 01/07/2012 em http://migre.me/d6pNP) de familiarizá-los com os tipos de questões e ao mesmo tempo auxiliá-los a identificar características dos livros de literatura exigidos conjuntamente pela FUVEST e UNICAMP para a edição de 2013 (a UNESP não especifica os livros de literatura), o professor solicitou como trabalho a criação de um Banco de Questões, a ser postado no blog http://acessaesterina.blogspot.com.br/

Procedimento
Os alunos dividiram-se em grupos, escolhendo livremente os componentes. Por sorteio, cada grupo ficou responsável por recolher questões dos exames referidos e de outros, com base em um modelo organizado pelo professor. O modelo, postado no blog em 05/08/2012 (conferir http://acessaesterina.blogspot.com.br/p/aulas-e-materiais_29.html,), separou por blocos questões objetivas e dissertativas de universidades estaduais, federais e particulares. As respostas corretas ou esperadas foram digitadas com pelo menos um espaço duplo abaixo da última alternativa, para permitir que o interessado em resolver as questões possa baixar a tela lentamente e conferir logo em seguida o gabarito. Na primeira semana de agosto foram dadas as orientações aos alunos em sala de aula, com a recomendação de que consultassem as postagens referidas acima; a sala de informática foi utilizada em nove aulas para que todos os grupos concluíssem o trabalho e o remetessem por e-mail ao professor.

Resultados
Os trabalhos recebidos pelo professor apresentaram problemas que demandaram muito tempo para devolução aos grupos e para postagem no Blog da escola. Seguem os principais:
1.Questões sem a identificação do vestibular;
2.Questões sem a fonte de onde foram extraídas;
3.Questões desconfiguradas, geralmente extraídas de arquivo em PDF;
4.Questões sem o ordenamento empregado no modelo: objetivas misturadas com dissertativas, universidades estaduais com particulares, etc.;
5.Questões sem o texto sobre o qual se baseavam as perguntas. Quando vinham sem o site de onde haviam sido extraídas (a grande maioria), era necessário buscar a questão completa por meio do Google;
6.Questões com respostas erradas (falha do site pesquisado ou do grupo de alunos) ou sem respostas (principalmente as dissertativas);
7.Questões com a resposta marcada na própria alternativa, em vez de ser colocada após dois espaços duplos;
8.Poucas questões coletadas sobre o livro Sentimento do mundo, por desistência de frequência de integrantes do grupo.
Por falta de orientação do professor, não houve padronização da fonte (tamanho e tipo de letra) e o número da questão no vestibular original não foi indicado, o que ajudou a dificultar a localização quando houve necessidade de fazer alguma correção.
O esforço coletivo dos alunos resultou em 60 questões objetivas e 18 questões dissertativas, distribuídas por livro e por tipo de vestibular, conforme mostra o quadro abaixo. Não foram encontradas questões de vestibular sobre o romance Til, de José de Alencar, provavelmente por nunca ter sido requisitado anteriormente; porém, o grupo responsável pelo livro compensou esta lacuna com um número significativo de exercícios pesquisados: 22 questões objetivas e 18 dissertativas.  Do livro Viagens na minha terra, de Almeida Garret, raramente exigido em vestibulares, foi encontrada apenas 01 questão (FUVEST, dissertativa), mas o grupo também fez uma compensação valiosa, coletando 48 exercícios (47 testes e 01 dissertativo).

LIVROS FUVEST/UNICAMP 2013
QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÕES DISSERTATIVAS
EST
FED
PART
EXERCÍCIOS
EST
FED
PART
EXERCÍCIOS
Viagens na minha terra (Almeida Garret)



47
01


01
Til (José de Alencar)



22



17
Memórias de um sargento de milícias (Manuel A. Almeida)
10
04
06





A cidade e as serras (Eça de Queiroz)
02
05
02

02



Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
04
04
04

06

04

O cortiço (Aluísio Azevedo)
02
07


01



Capitães de areia (Jorge Amado)








Vidas secas (Graciliano Ramos)
04
01
02

04



Sentimento do mundo (Carlos Drummond de Andrade)
01
01
01







TOTAL

23


22

15

69

14

0

04

18

Conclusão
Postado pelos monitores, o Banco de Questões está, a partir de agora, à disposição tanto dos alunos interessados em alcançar o objetivo mencionado acima como de outros, neste ano e nos vindouros. Além disso, como o trabalho dos alunos da terceira série A tratou de um conteúdo bastante procurado por candidatos a vestibulares e por professores de língua portuguesa, o Banco de Questões pode contribuir para alavancar o número de acessos ao blog.

1. Viagens na minha terra: http://migre.me/d6oLW
3. Memórias de um sargento de milícias: http://migre.me/d6oKk
4. A cidade e as serras: http://migre.me/d6oQ1
5. Memórias póstumas de Brás Cubas: http://migre.me/d6p9B
6. O cortiço: http://migre.me/d6oVG
7. Capitães da areia: http://migre.me/d6p0V
8. Vidas secas: http://migre.me/d6p2s
9. Sentimento do mundo: http://migre.me/d6p56

8 comentários:

  1. Muito bom e bem organizado, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos alunos e ao professor por terem elaborado um trabalho a que podemos chamar de "solidário".
    Foi bastante útil para mim.
    Maria Isabel

    ResponderExcluir
  3. Venho fazer coro aos que agradecem o admirável trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o trabalho! Será muito útil para mim.
    Obrigada por disponibilizá-lo! :)

    ResponderExcluir
  5. eu acho que o gabarito está incorreto, verifiquem assim que possível. grato.

    ResponderExcluir