No início do ano letivo de
2012, o levantamento feito pelo professor de língua portuguesa revelou que 19
alunos da terceira série A do Ensino Médio pretendiam prestar vestibulares da
FUVEST, UNICAMP e UNESP (um ou mais de um deles). Com o objetivo (conferir
postagem de 01/07/2012 em http://migre.me/d6pNP) de
familiarizá-los com os tipos de questões e ao mesmo tempo auxiliá-los a
identificar características dos livros de literatura exigidos conjuntamente
pela FUVEST e UNICAMP para a edição de 2013 (a UNESP não especifica os livros
de literatura), o professor solicitou como trabalho a criação de um Banco de Questões, a ser postado no blog
http://acessaesterina.blogspot.com.br/
Procedimento
Os alunos dividiram-se em
grupos, escolhendo livremente os componentes. Por sorteio, cada grupo ficou
responsável por recolher questões dos exames referidos e de outros, com base em
um modelo organizado pelo professor. O modelo, postado no blog em 05/08/2012
(conferir http://acessaesterina.blogspot.com.br/p/aulas-e-materiais_29.html,), separou
por blocos questões objetivas e dissertativas de universidades estaduais,
federais e particulares. As respostas corretas ou esperadas foram digitadas com
pelo menos um espaço duplo abaixo da última alternativa, para permitir que o
interessado em resolver as questões possa baixar a tela lentamente e conferir
logo em seguida o gabarito. Na primeira semana de agosto foram dadas as
orientações aos alunos em sala de aula, com a recomendação de que consultassem
as postagens referidas acima; a sala de informática foi utilizada em nove aulas
para que todos os grupos concluíssem o trabalho e o remetessem por e-mail ao
professor.
Resultados
Os trabalhos recebidos pelo
professor apresentaram problemas que demandaram muito tempo para devolução aos
grupos e para postagem no Blog da escola. Seguem os principais:
1.Questões sem a identificação do vestibular;
2.Questões sem a fonte de onde foram extraídas;
3.Questões desconfiguradas, geralmente
extraídas de arquivo em PDF;
4.Questões sem o ordenamento empregado no
modelo: objetivas misturadas com dissertativas, universidades estaduais com
particulares, etc.;
5.Questões sem o texto sobre o qual se baseavam
as perguntas. Quando vinham sem o site de onde haviam sido extraídas (a grande
maioria), era necessário buscar a questão completa por meio do Google;
6.Questões com respostas erradas (falha do site
pesquisado ou do grupo de alunos) ou sem respostas (principalmente as
dissertativas);
7.Questões com a resposta marcada na própria
alternativa, em vez de ser colocada após dois espaços duplos;
8.Poucas questões coletadas sobre o livro Sentimento do mundo, por desistência de
frequência de integrantes do grupo.
Por falta de orientação do
professor, não houve padronização da fonte (tamanho e tipo de letra) e o número
da questão no vestibular original não foi indicado, o que ajudou a dificultar a
localização quando houve necessidade de fazer alguma correção.
O esforço coletivo dos
alunos resultou em 60 questões
objetivas e 18 questões dissertativas, distribuídas por livro e por tipo de
vestibular, conforme mostra o quadro abaixo. Não foram encontradas questões de
vestibular sobre o romance Til, de
José de Alencar, provavelmente por nunca ter sido requisitado anteriormente; porém,
o grupo responsável pelo livro compensou esta lacuna com um número
significativo de exercícios pesquisados: 22 questões objetivas e 18
dissertativas. Do livro Viagens na minha terra, de Almeida
Garret, raramente exigido em vestibulares, foi encontrada apenas 01 questão
(FUVEST, dissertativa), mas o grupo também fez uma compensação valiosa,
coletando 48 exercícios (47 testes e 01 dissertativo).
LIVROS
FUVEST/UNICAMP 2013
|
QUESTÕES OBJETIVAS
|
QUESTÕES
DISSERTATIVAS
|
||||||
EST
|
FED
|
PART
|
EXERCÍCIOS
|
EST
|
FED
|
PART
|
EXERCÍCIOS
|
|
Viagens na minha
terra (Almeida Garret)
|
47
|
01
|
01
|
|||||
Til (José de
Alencar)
|
22
|
17
|
||||||
Memórias de um
sargento de milícias (Manuel A. Almeida)
|
10
|
04
|
06
|
|||||
A cidade e as
serras (Eça de Queiroz)
|
02
|
05
|
02
|
02
|
||||
Memórias póstumas
de Brás Cubas (Machado de Assis)
|
04
|
04
|
04
|
06
|
04
|
|||
O cortiço (Aluísio
Azevedo)
|
02
|
07
|
01
|
|||||
Capitães de areia
(Jorge Amado)
|
||||||||
Vidas secas
(Graciliano Ramos)
|
04
|
01
|
02
|
04
|
||||
Sentimento do mundo
(Carlos Drummond de Andrade)
|
01
|
01
|
01
|
|||||
TOTAL
|
23
|
22
|
15
|
69
|
14
|
0
|
04
|
18
|
Conclusão
Postado pelos monitores, o
Banco de Questões está, a partir de agora, à disposição tanto dos alunos
interessados em alcançar o objetivo mencionado acima como de outros, neste ano
e nos vindouros. Além disso, como o trabalho dos alunos da terceira série A tratou
de um conteúdo bastante procurado por candidatos a vestibulares e por
professores de língua portuguesa, o Banco de Questões pode contribuir para alavancar
o número de acessos ao blog.
1. Viagens na minha terra: http://migre.me/d6oLW
2. Til: http://migre.me/d6oOF
3. Memórias de um sargento de milícias: http://migre.me/d6oKk
4. A cidade e as serras: http://migre.me/d6oQ1
5. Memórias póstumas de Brás Cubas: http://migre.me/d6p9B
6. O cortiço: http://migre.me/d6oVG
7. Capitães da areia: http://migre.me/d6p0V
8. Vidas secas: http://migre.me/d6p2s
9. Sentimento do mundo: http://migre.me/d6p56
Muito bom e bem organizado, obrigada!
ResponderExcluirAdorei esse blog.Parabéns!
ResponderExcluirParabéns aos alunos e ao professor por terem elaborado um trabalho a que podemos chamar de "solidário".
ResponderExcluirFoi bastante útil para mim.
Maria Isabel
genial.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirVenho fazer coro aos que agradecem o admirável trabalho!
ResponderExcluirMuito bom o trabalho! Será muito útil para mim.
ResponderExcluirObrigada por disponibilizá-lo! :)
eu acho que o gabarito está incorreto, verifiquem assim que possível. grato.
ResponderExcluir