Rede de Projetos

                             Reciclando Vidas


Projeto:
Reciclando Vidas
Data de Criação:
30/08/2011
Projetista:
Bruna Rodrigues de Almeida
Diretoria/Escola:
São Carlos/Esterina Placco
Categoria:
Meio Ambiente
Resumo:
Retomando as atividades iniciadas em 2008 em parceria com o Game Superação Jovem do Instituto Ayrton Senna, o Reciclando Vidas tem por objetivo utilizar como ferramenta de conscientização as tecnologias disponíveis na sala de informática do Programa Acessa Escola, como método de auxílio aos alunos na produção de vídeos sobre meio ambiente e cidadania, montagem de palestras, elaboração de teatros, gincanas, confecção de banners, produtos e brinquedos feitos com materiais recicláveis, pesquisas sobre coleta seletiva, consumismo, matérias-primas, destino sustentável de equipamentos eletrônicos, poluição industrial, do solo, preservação da água e na proteção de biomas. Todo esse repertório será definido por consultas a sites recomendados e que apresentem de forma lúdica e criativa as possíveis soluções para os problemas ambientais identificáveis em nossa escola e na comunidade. Entre esses sites destacam-se: Criança Ecológica, Clubinho Sabesp, Recicloteca e Missão Bioma.
O quê? (Proposta):
O Reciclando Vidas é a continuidade de um projeto iniciado em 2008 que não foi tão bem-sucedido devido a ausência das TI's que dispomos hoje. Foi um trabalho árduo divulgar ações e ver resultados, pois, apesar de ser uma área com muitas frentes a serem exploradas, não possuíamos de fato um atrativo para chamar a atenção de todos os membros escolares sobre a importância da consciência ambiental. Afinal, sabemos que precisamos cuidar do meio ambiente, mas desconhecemos como fazer isso de forma criativa, proveitosa e permanente. É aí que entra o papel da escola no processo de aprendizado que guia o aluno da conservação à difusão e ao contágio de "comportamentos virtuosos." Estamos propondo, desse modo, não apenas a reciclagem do que pensamos ser lixo, mas de todo um manual de conceitos que precisam ser imediatamente mudados, perpetuados e difundidos, principalmente pelos jovens, futuros protetores do mundo em que vivemos hoje.
Por quê? (Justificativa)
Necessidade de ações presentes para construção de um futuro sustentável. Como a frase-mestra de nossas realizações: "Sustentabilidade é cuidar de quem vai cuidar do mundo."
Para quê? (Objetivo)
Despertar ações ambiental e politicamente corretas em atividades cotidianas que passam despercebidas, mas que podem - e devem - se converter em hábitos que ajudem o planeta, pois acreditamos que a soma de atitudes localizadas podem promover mudanças em escala global.
Como? (Estratégia)
Desenvolver em parceria com os alunos ideias inovadoras para minimizar os impactos das atividades diárias sobre o meio ambiente, tomando consciência a respeito da "pegada ecológica" de cada um por consultas a sites, canais de ONG's e projetos de mesmo cunho que já produziram resultados compensadores.
Onde? (Local de realização)
Salas de aula, laboratório, horta e áreas próximas à escola.
Para quem? (Público alvo)
Alunos da E.E. Esterina Placco, pais e professores e comunidade nos entornos da escola.
Ferramentas (Recursos necessários)
Tecnologias disponíveis na sala de informática, como conexão com a Internet para pesquisas e divulgação, programas para produção de vídeos e banners, etc. Materiais recicláveis para confecção de brinquedos e objetos úteis, tomando como exemplo os mousepads feitos com garrafas PET e a economia de energia feita pelo simples desligar do monitor quando este não se encontra em uso.


Confira o vídeo gravado para o Dia Mundial da Terra na sala de informática do Programa Acessa Escola:

Fotos
IncluNet
Projeto:
IncluNet
Data de Criação:
24/02/2012
Projetista:
Ana Carolina Aparecida Marcondes
Diretoria/Escola:
São Carlos/Esterina Placco
Categoria:
Informática
Resumo:
O Inclunet tem por objetivo utilizar como ferramenta de segurança as tecnologias oferecidas na sala de informática do Programa Acessa Escola, tem como método auxílio aos alunos em suas futuras pesquisas escolares, sabendo utilizar o pacote Windows Office, montagem de vídeos sobre internet segura, produção de cartazes, aprendendo com jogos de multimídia, adquirir mais facilidades com o teclado e mouse, obter um senso critico em relação a sites, e a internet em si. Sites seguros como Escola Britannica, Ludo Educativo Ação, entre outros.
O quê?
O Inclunet é um novo projeto elaborado no ano de 2011 que entra em ação em 2012. A proposta dessa ação é inserir crianças e jovens de maneira segura na internet, quebrar barreiras de dificuldades entre a criança e o computador, mostrando como é fácil e muito útil realizar suas pesquisas, trabalhos e aprender com eles.
Por quê? (Justificativa)
Nos dias atuais a informatização de dados é inteiramente necessária. Tem a finalidade de aguçar o gosto nas pesquisas escolares.
Para quê? (Objetivo)
Despertar o gosto em suas pesquisas melhorando seu próprio rendimento escolar e mais conhecimento em relação com o próprio computador. Trazer mudanças positivas na vida de cada criança e/ou jovem e melhorias para a escola.
Como? (Estratégia)
Desenvolver com elas ideias inovadoras para minimizar os danos causados pela internet, tomando consciência em seus atos e auxiliando cada uma tirando suas duvidas.
Onde? (Local de realização)
Para crianças e jovens. Pais, professores e comunidade nos entornos da escola também podem fazer parte.
Para quem? (Público alvo)
Alunos da E. E. Esterina Placco, na sala de informática.
Ferramentas (Recursos necessários)
Tecnologias disponíveis na sala de informática, como internet, divulgação e pesquisas, produção de materiais para incentivo escolar.







InterÉtica
Projeto:
InterÉtica
Data de Criação:
31/01/2012
Projetista:
Bruna Rodrigues de Almeida
Diretoria/Escola:
São Carlos/Esterina Placco
Categoria:
Educação
Resumo:
Com o objetivo de sensibilizar os usuários da sala de informática sobre a importância do comportamento ético na Web, ministraremos capacitações, dinâmicas, produção de histórias, vídeos, banners, concursos sobre realidade virtual, jogos de perguntas e respostas, palestras e games interativos abordando questões sobre postura nas redes sociais, identidade digital, direitos autorais, uso da imagem, cyberbullying, crimes virtuais, cuidados no compartilhamento de informações, tempo excessivo na Internet e outros tópicos de navegação segura visando o aproveitamento ético, seguro e legal das ferramentas tecnológicas e a formação de usuários online responsáveis e conscientes.
O quê? (Proposta):
A proposta do InterÉtica busca envolver os mais diversos aspectos da cidadania digital, abordando temas que vão desde o cyberbullying até à resolução de incidentes virtuais e visando acompanhar e capacitar a conduta dos usuários sobre processos educativos que orientam sobre a dimensão pública online, sobre a validade das leis e do compromisso cidadão no ciberespaço e também sobre a oportunidade que as novas tecnologias oferecem desde que usadas de modo consciente e responsável.
Por quê? (Justificativa)
A geração Y, composta principalmente por nascidos durante a década de 90, tem como principal característica o crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Esses avanços não acompanharam, necessariamente, uma mudança de percepção sobre os direitos e deveres no ambiente virtual. Com a socialização crescente das mídias digitais, aumentaram as violações no espaço virtual e até mesmo novos delitos surgiram. Contudo, mais do que criar leis, precisamos nos lembrar que todas as leis, inclusive as criadas muito antes da internet, também valem online. Com a internet, ganhamos novas oportunidades para exercer cidadania e passear por um universo de informações, bens culturais e relações sociais.Por esse motivo, para alertar os internautas sobre as incontáveis oportunidades online e sobre os riscos de determinados comportamentos, construiremos unidos um canal de comportamento seguro no ciberespaço de modo a envolver todos os membros escolares, capacitando-os para o uso pleno das tecnologias.
Para quê? (Objetivo)
Promover análise e reflexão sobre a posição dos usuários nos mais diversos espaços da web, visando a formação de pessoas digitalmente corretas e que sejam multiplicadoras de tais atitudes.
Como? (Estratégia)
A estratégia de nosso projeto se guiará pelo material de capacitação disponível em sites como "Movimento Criança Mais Segura na Internet" e "Guia para o Uso Responsável da Internet", portais pelos quais poderemos divulgar para os alunos histórias em quadrinhos, cartilhas, vídeos explicativos, games e elaborar palestras e jogos de perguntas e respostas sobre a importância do comportamento ético, seguro e legal nos espaços de interação virtual. Atuaremos também no sentido de envolver pais, professores e corpo gestor, mobilizando a escola e a comunidade sobre o comportamento da nova geração e o aproveitamento do que há de melhor na rede.
Onde? (Local de realização)
Sala de informática da E.E. Esterina Placco, espaços de socialização da escola e no próprio ambiente virtual para divulgação de nossas ações.
Para quem? (Público alvo)
Destinado principalmente para os adolescentes de ciclo Fundamental II, no período do contraturno das aulas.
Ferramentas (Recursos necessários)
Tecnologias disponíveis na própria sala, como softwares de aprendizado, pacote Microsoft Office e conexão com a Internet, além de outras TIC's, como TV, DVD, datashow, notebook e materiais de uso geral como cartolinas, colagens, E.V.A., sulfite, canetas e demais materiais de papelaria.

Confira a visita do pessoal do Núcleo de Vídeo, da TV Cultura, para a gravação do projeto em nossa escola:

Fotos:
Oficina de Imagem e Som
Projeto:
Oficina de Imagem e Som
Data de Criação:
20/06/2012
Projetista:
Bruna Rodrigues de Almeida
Diretoria/Escola:
São Carlos/Esterina Placco
Categoria:
Informática
Resumo:
O "Oficina de Imagem e Som" pretende trabalhar conjuntamente com um projeto já existente - o InterÉtica -, oferecendo subsídios para que os alunos que frequentam a Sala do Acessa possam familiarizar-se com o programa Windows Live Movie Maker, suas principais funcionalidades e os processos que envolvem a produção de um filme.
O quê? (Proposta):
Unir duas frentes no contexto de uso da Sala do Acessa: a navegação segura e a produção audiovisual.
Por quê? (Justificativa)
As técnicas envolvidas na produção de um filme, como o stop motion e a decupagem, podem ganhar uma nova dimensão quando aliadas ao desenvolvimento da consciência sobre a postura ética na rede. Desse modo, os alunos que participam do projeto poderão não apenas aprender a produzir um vídeo mas também e sobretudo a aplicar as leis de navegação responsável na montagem de uma história com preocupação social.
Para quê? (Objetivo)
Produzir mídias digitais para o Festival do Minuto, o maior concurso de vídeos da América Latina, aliando os conhecimentos de imagem e som ao tema cyberbullying.
Como? (Estratégia)
Nossa estratégia de ação se dará pelo acesso ao site "Escola do Minuto", pelos materiais de capacitação dos graduandos de Imagem e Som da UFSCar (Universidade de São Carlos) e pelas orientações de formação da professora de Arte, Márcia Mesquita, que durante esse ano letivo trabalha com os alunos de Ensino Médio o tema Cinema e História.
Onde? (Local de realização)
Sala de informática da EE Esterina Placco.
Para quem? (Público alvo)
Alunos do projeto InterÉtica.
Ferramentas (Recursos necessários)
Materiais diversos como bonecos, objetos, siluetas, recortes e massa de modelar, além dos computadores com acesso a internet para acesso ao site e aos vídeos e com os programas de animação instalados, bem como câmera fotográfica e filmadora.





























Conectando Saberes
Projeto:
Conectando Saberes
Data de Criação:
27/06/2012
Projetista:
Ana Carolina Aparecida Marcondes
Diretoria/Escola:
São Carlos/Esterina Placco
Categoria:
Educação
Resumo:
Esse projeto tem como objetivo conscientizar os alunos com temas atuais e de grande importância Social. Como núcleo terá o STOP MOTION, e à partir deste, englobar diversos assuntos. A necessidade de mostrar a eles suas capacidades e talentos é à base de todas as atividades. Após a conclusão e finalização dos vídeos, a proposta central é inscrevê-los no Festival do Minuto (http://www.festivaldominuto.com.br/) abrindo caminhos para novos projetos e futuros projetistas de vida!