domingo, 26 de fevereiro de 2012

Geografia - 3ºA Questões e Pesquisa


"Queridos alunos do  colegial A,
Conforme combinado, estou postando no blog da escola as questões e uma pesquisa sobre as aulas das placas tectônicas. Fiquem atentos às datas de entrega.

DATA DE ENTREGAQUESTIONÁRIO: 13/03/2012
DATA DE ENTREGAPESQUISA: 21/03/2012

QUESTIONÁRIO
1 – A humanidade conhece mais o espaço sideral que o interior da Terra. Tão importante quanto conhecer a Terra no espaço é saber como ela é formada, quais os materiais que a compõem e os fenômenos que ocorrem na sua estrutura interna e na superfície. A classificação da estrutura interna da Terra encontra-se baseada em propriedades químicas e físicas. Qual é a diferença entre elas? 
2 – A Teoria Tectônica de Placas descreve o movimento das placas tectônicas e as forças atuantes entre elas. Além de vulcanismo e abalos sísmicos, explica também a distribuição de diversas feições geológicas de grandes proporções, tais como cadeias montanhosas, associações de rochas e a estrutura do fundo oceânico. Explique resumidamente a Teoria da Tectônica de Placas. 
3 – Explique como são gerados os terremotos e tremores de terra e diga como é possível conhecer a estrutura interna do planeta a partir da análise desses fenômenos.
4 – Qual a importância dessa teoria para a compreensão das transformações que ocorrem na crosta terrestre?
5 – Tanto nas zonas de divergência quanto nas de convergência ocorrem fenômenos que formam e transformam o relevo terrestre. Como isso acontece?
6 – Dê exemplos de placas divergentes e seu funcionamento.
7 – Explique de que maneira as correntes de convecção promovem alterações nas feições da superfície terrestre. Cite exemplos de placas convergentes.
8 – Por que são poucos e normalmente pequenos os tremores de terra no Brasil?
9 – Por que os estudos de sismologia e vulcanismo têm importância fundamental para a sociedade?
10 – Qual o papel da astenosfera na modelação da superfície terrestre?

TRABALHO EM GRUPO

Esse trabalho deve ser realizado com grupo de no máximo 4 (quatro) alunos.

I - Consultando jornais, livros, sites, etc, procurem informações sobre como os vulcões afetam os seres humanos. Procurem dados gerais sobre os vulcões, mas também informações sobre como a humanidade conviveu e tem convivido com eles. Por exemplo, vocês podem pesquisar a história da antiga Pompeia, cidade que foi destruída por uma erupção do Vesúvio.

II – Façam então um levantamento das possíveis contribuições e dos problemas que os vulcões podem causar aos seres humanos.

III – Finalmente, escrevam um texto sintetizando as razões pelas quais as pessoas viveram e ainda vivem em áreas próximas a vulcões, as vantagens e os problemas gerados por essa localização e o modo como as populações enfrentam essa situação.

Eventuais dúvidas devem ser tiradas em aula
Um abraço 
Profª Raquel"


Nenhum comentário:

Postar um comentário