sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DICA: Ilha das Flores

FILME: Ilha das Flores, de Jorge Furtado, 1989
GÊNERO: Curta-metragem/documentário


A HISTÓRIA: Você sabe o que diferencia o ser humano de outro animal qualquer? Segundo o cineasta Jorge Furtado é o fato de termos "tele-encéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor". Assim começa o documentário em curta-metragem Ilha das Flores, que mostra a trajetória de um tomate, desde o local em que é plantado até seu destino final, o depósito de lixo Ilha das Flores, em Porto Alegre (RS). O legume, que foi vendido ao supermercado, comprado por uma dona de casa e despejado no depósito, no fim é disputado pelos porcos e por famílias pobres que vivem na ilha.



POR QUE ASSISTIR: Ilha das Flores retrata de forma irônica, didática e bem ilustrativa os defeitos do sistema consumista em que vivemos, fazendo uma crítica social explícita aos dramas sociais brasileiros. 

FRASE: "Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há quem explique e ninguém que não entenda."


OBS.: Os alunos do 1TB do período noturno assistiram esse filme segunda-feira na sala de informática acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa César, como parte da interpretação do poema "O Bicho", de Manuel Bandeira. Foi uma atividade muito bacana, que gerou uma série de discussões sobre as perspectivas do documentário.

Um comentário: